quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SÃO BARTOLOMEU E O DIA 24 DE AGOSTO


São Bartolomeu, filho de Tholmai, é um dos doze apóstolos. Muitos o identificam com Natanael, mencionado em João 1,45ss.: Jesus viu Natanael vindo até ele e disse a seu respeito: “Eis um verdadeiro israelita, em quem não há fraude”. Natanael exclamou: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. Jesus lhe respondeu: “Crês só porque te disse: ‘Eu te vi sob a figueira’? Verás coisas maiores do que essas”

Além de João, Mateus, Marcos, Lucas, os Atos referem-se a ele como um dos Doze.



Uma antiga tradição armênia afirma: O apóstolo Bartolomeu, que era da Galiléia, foi para a Índia. Pregou aquele povo a verdade do Senhor Jesus segundo o Evangelho de São Mateus. Depois que naquela região converteu muitos a Cristo, sustentando não poucas fadigas e superando muitas dificuldades, passou para a Armênia Maior, onde levou a fé cristã ao rei Polímio, a sua esposa e a mais de doze cidades.
Essas conversões, no entanto, provocaram uma enorme inveja dos sacerdotes locais, que por meio do irmão rei Polímio conseguiram a ordem de tirar a pele de Bartolomeu e depois decapitá-lo.


Oração de São Bartolomeu.

Glorioso São Bartolomeu, Mártir e apóstolo do Senhor Jesus, defensor da fé luzeiro e farol de santidade. Nunca se ouviu falar de alguém que tenha recorrido ao vosso amparo e proteção que não tenha sido atendido.

São Bartolomeu apóstolo amigo de Jesus, animados com igual confiança vos suplicamos a graça da perseverança na fé e no testemunho do amor e da justiça.
 Confiamos que queremos atendidos nessas preces. Atendei também, a intenção particular de cada devoto vosso que aqui vem vos entregar sua vida.

Que vosso auxílio seja eficaz junto a Santíssima Trindade.






                            São Bartolomeu rogai por nós!
                                                                      Amém.



Senta que lá vem história..........

O Massacre do dia 24 de agosto.



O Massacre da Noite de São Bartolomeu foi um acontecimento sangrento durante a repressão dos protestantes na França por parte dos Reis de França, de origem católica. Os principais massacres tiveram origem por iniciativa da Casa Real Francesa, tendo começado a 24 de Agosto de 1572, durando meses e vitimando entre 30 mil e 100 mil protestantes franceses, apelidados de huguenotes.


Este massacre aconteceu dois anos depois do Tratado de Paz de Saint-Germain, no qual Catarina de Médici tinha oferecido tréguas aos protestantes. Porém, em 1572, quatro incidentes relacionados têm lugar após o casamento real de Marguerite de Valois, irmã do Rei da França, com Henrique de Navarra, uma aliança que supostamente deveria acalmar as hostilidades entre protestantes e católicos e fortalecer as aspirações de Henrique ao trono. A 22 de Agosto, um agente de Catarina de Médici, um católico chamado Maurevert, tentou assassinar o Almirante Gaspard de Coligny, líder huguenote de Paris, o que enfureceu os protestantes, apesar de ter ficado apenas ferido.



Nas primeiras horas da madrugada de 24 de Agosto, o dia de São Bartolomeu, dezenas de líderes huguenotes foram assassinados em Paris, numa série de ataques planeados pela família real. Este foi o sinal inicial para um massacre mais vasto, começando a 24 de Agosto e durando até Outubro, tendo acontecido uma onda organizada de assassínios de huguenotes em cidades como Toulouse, Bordéus, Lyon, Bourges, Rouen, e Orléans.


Entre os habitantes de Paris, surgiram relatos que davam conta de cadáveres nos rios durante meses, de modo que ninguém comia peixe.


                          São Luis , 24 de Agosto de 2011.
                                         Márcio Arthur.











Fonte: Textos e imagens  do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário