quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O DIA EM QUE O DIABO ANDA SOLTO NA TERRA.





Encontrei mais esse relato que quero
dividir com vocês e esse vem lá das profundas escaldantes.

É sobre o Chifrudo, o Caifás, O Diabo.
Senta ai,  pega uma biblia, um terço e água benta e senta, senta com fé  , por que lá vem
história..................


O dia 24 de agosto é considerado o dia em que o diabo sai lá do inferno e anda solto pela terra. Essa história sai da cultura popular nordestina, atravessa o oceano e encontra espaço também em Portugal. Lá, apesar de se homenagear neste dia o São Bartolomeu, também se acredita que é o dia escolhido pelo capeta para dar umas voltas entre nós, os mortais.






É o diabo à solta no mundo Já dissemos que, para muitos, agosto é mesmo um mês macabro e que carece de muita proteção! Cheio de nomes, Diabo (que do latim diabolus e do grego antigo δι?βολος significa “aquele que separa”) é o que comumente aparece em nosso dia-a-dia.


Representação do mal, que tem suposta origem divina, sendo um anjo decaído, o Diabo é por muitos tratados, acima de tudo, com grande respeito. De cor avermelhada, chifres, rabo pontiagudo e um cetro em forma de tridente sempre à mão, há quem diga que “o coisa ruim” pode tomar a forma que quiser. Formas humanas variadas, inclusive, belas e sedutoras. Aqui na ilha de São Luis do Maranhão, ele apareceu para um senhor chamado de Manoel Garçês ou Manoel piloto como o nome de Alonso e dizia ser seu "Demõnio particular"  de olhos verdes, uma pele cintilante e usando um terno caqui que para alguns seria apenas uma  lenda, um mito folclórico de nossa cidade mas, há quem diga que era pura verdade.


Bem, na dúvida quanto a sua artimanha de camaleão, recorremos à literatura roseana do Grande Sertão Vereadas para cercar de todos os lados a nomenclatura do tisnado. Dessa forma será mais fácil tocá-lo pra bem longe caso se esbarre com ele por aí! Cruz em Credo!


O Cujo, o Oculto, o Tal, o Que-Diga, o Não-sei-que-Diga, o Que-não-Fala, o Que-não-Ri, o Que-nunca-se-Ri, o Sem-Gracejos, o Tristonho, o Muito-Sério, o Sempre-Sério, o Austero, o Severo-Mor, o Galhardo, o Romãozinho – um diabo-menino, o Rapaz, o Homem, o Indivíduo, Dião, Dianho, Diogo, o Pai-da-Mentira, o Pai-do-Mal, o Maligno, o Coisa-Ruim,  O Cora,  o Tendeiro, o Mafarro, o Manfarri, o Canho, o Coxo, o Capeta, o Capiroto, o Das-trevas, o Tisnado, o Pé-Preto, o Pé-de-Pato, o Bode-Preto, o Cão, o Morcego, o Gramulhão, o Xu, o Temba, o Dubá-Dubá, o Azarape, o Dê, o Dado, o Danado, o Danador, o Arrenegado, o Dia, o Diacho, o Diabo, o Rei-Diabo, o Demo, o Demônio, o Drão, o Demonião, Barzabu, Lúcifer, Satanás, Satanazim, Satanão, Sujo (…), o Dos-Fins, o Solto-Eu, o Outro, o Ele…





                                               Aff!! são tantos nomes  mas, o importante mesmo é se pegar com fé em Deus e manda essa coisa, seja lá o
nome que ele use e mandar pra lá , pro quintos dos infernos.

                                     Vade retro satanás.
                                      Amém.



                                 São Luis, 24 de agosto de 2011.
                                             Márcio Arthur.







Fonte: http://jornale.com.br/wicca/?p=3191
Imagens do Google.

Um comentário: