quarta-feira, 9 de março de 2011

ENFIM, AS CINZAS DA QUARTA - FEIRA.


Como cantou e canta  o nosso rei Roberto Carlos:
"O show já terminou. Vamos voltar a realidade...."

Assim se passou o carnaval do Maranhão deixando saudades da folia e trazendo as cinzas do arrependimento de muitas coisas que fizemos que não foi do agrado do Senhor Jesus  e muito menos de nosso DEUS.


Uma vez que o CARNAVAL é uma festa criada para agradar deuses pagãos e tem como siginificado:

FESTIVAL DA CARNE, FESTA DA CARNE.

Nada lembrando a espiritualidade, a alma, o sagrado e sim somente a matéria, a CARNE.


Interessante que muitos dos "fiéis" e religiosos desconhecem  a origem e o significado desse dia e desse ritual para Igreja Católica.

Por isso irei vos contar:


Então senta!!! senta, que lá vem história.........

"Do pó vistes, ao pó voltarás."


As Cinzas e seu significado na Igreja Católica.


O uso litúrgico das cinzas tem sua origem no Antigo Testamento. As cinzas simbolizam dor, morte e penitência. Por exemplo, no livro de Ester, Mardoqueu se veste de saco e se cobre de cinzas quando soube do decreto do Rei Asuer I (Xerxes, 485-464 antes de Cristo) da Pérsia que condenou à morte todos os judeus de seu império. (Est 4,1).



 Jó mostrou seu arrependimento também vestindo-se de saco e cobrindo-se de cinzas (Jó 42,6). Daniel (cerca de 550 antes de Cristo) ao profetizar a captura de Jerusalém pela Babilônia, escreveu: "Volvi-me para o Senhor Deus a fim de dirigir-lhe uma oração de súplica, jejuando e me impondo o cilício e a cinza" (Dn 9,3). No século V antes de Cristo, logo depois da pregação de Jonas, o povo de Nínive proclamou um jejum a todos e se vestiram de saco, inclusive o Rei, que além de tudo levantou-se de seu trono e sentou sobre cinzas (Jn 3,5-6). Estes exemplos retirados do Antigo Testamento demonstram a prática estabelecida de utilizar-se cinzas como símbolo, algo que todos compreendiam como forma de arrependimento.


O próprio Jesus fez referência ao uso das cinzas. A respeito daqueles povos que recusavam-se a se arrepender de seus pecados, apesar de terem visto os milagres e escutado a Boa Nova, Nosso Senhor proferiu: "Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem sido feitos em Tiro e em Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas se teriam arrependido sob o cilício e as cinzas. (Mt 11,21) A Igreja, desde os primeiros tempos, continuou a prática do uso das cinzas com o mesmo simbolismo até os dias de hoje.



As cinzas utilizadas na liturgia da igreja são simplesmente as palmas (folhas e galhos) que foram utilizadas no Domingo de Ramos no ano anterior que depois de secas foram queimadas e transformadas em cinzas , onde no rito da igreja católica, o sacerdote faz o sinal da cruz na fronte do fiel lembrando.
"Do pó (cinzas) viestes,ao pó retornarás."
 
..........Assim li na biblia, assim aprendi e ouvir dos mais velhos

e essa é minha história e "se" tiver e quem souber, que conte outra.

Márcio Arthur.
09.03.2011

Um comentário:

  1. Estas postagens sobre Quarta Feira De Cinzas foram muito bem esclarecidas e surpreendentes. Parabéns!

    ResponderExcluir