quarta-feira, 1 de agosto de 2012

AGOSTO, MÊS DO DESGOSTO ! SERÁ MESMO?


Muitas pessoas desconhecem como surgiu o mês de agosto, algumas chegam a ter pavor desse mês , acreditam ser um mês de má sorte, mau agouro, outras já gostam pois nele encontram-se muitas festividades tantos nacionais como religiosas.
Segundo algumas pesquisas , irei relatar para vcs como surgiu esse mês tido para uns como um mês normal como os outros e tido para outros como mês do desgosto.


Será que é isso mesmo???!!!
Humm!! eu não acredito não!
Vamos fazer essa pequena viagem a Roma antiga e descobrir como surgiu o tão falado e temido mês de





Tudo começou na Antiga Roma, Roma de Rômulo e Remo ( os fundadores),


 Roma dos Césares, Roma de muito derramamento de sangue, de lutas, de batalhas , de gladiadores, de orgia, Roma do paganismo, de sacrificios humanos, Roma do Imperador Augustus.


Agosto, do latim Augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto.
Tudo não passou de uma picuínha e de um capricho.



 O imperador César Augusto  não queria ficar atrás de Júlio César, em honra de quem foi baptizado o mês de julho, e, portanto, quis que o "seu" mês também tivesse 31 dias. Antes dessa mudança, agosto era denominado sextillis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo (calendário romano).
Com isso nasceu o mês de agosto.

 Durante o mês de agosto aconteceram os fatos  mais importantes  da vida do Imperador Augustus , como a conquista do Egito e sua elevação à dignidade de cônsul. Os romanos acreditavam na existência de um grande dragão que cuspia fogo pelas narinas e passeava no céu durante todo o mês de agosto.
  
                
 Já para bandas da Europa, as mulheres portuguesas não casavam no mês de agosto, época em que os navios das expedições saíam à procura de novas terras. Casar em agosto significava ficar sozinha ou até viúva. Por isso o ditado popular “casar em agosto traz desgosto”.


 O mês de agosto é o mês do frio e da ventania, por isso está associado às aparições das assombrações e almas do outro mundo, que aparecem para os supersticiosos arrastando suas correntes e balançando quem dorme em rede, pedindo missa e reza para seu descanso eterno.  


Os pescadores e viajantes de barcos não gostam  de fazer viagens noturnas e temem a maresia e os fortes ventos.
O mar fica bravo.
Hum ! Deus me livre!


Durante o mês de agosto as cobras costumam ficar mais venenosas. 
Dizem que é o mês das cobras.
Será?! cuidado com elas!!!!
Dizem que algumas trocam  de peles e outras trocam de roupa . rsrsrsrsrsrr



Para melhorar o pacote , ainda tem uma estória (ou história) que no dia 24 de agosto é o dia em que o diabo anda solto na Terra.
Affe Maria!!!!!!
Pode uma coisa dessas?
Eu heim!!!
Em meu livro de Histórias e Estórias  encontrei algumas coisas relacionadas com o mês de agosto.


Fiz uma pequena lista de 13 acontecimentos que podem ter dado ao mês de agosto essa má fama.

Vejamos alguns dos fatos:



  
04 de Agosto de 1578 - Batalha de Alcácer-Quibir, na qual o rei de Marrocos derrota o rei D. Sebastião de Portugal e ambos desaparecem.
Batalha sagrenta, milhares de mortos e 3 reis desaparecidos, Portugal perde seu rei e nasce o Sebastianismo.






   * Eis uma razão pela qual agosto pode ser considerado nefasto: em 24 de agosto de 1572, ocorreu o massacre de São Bartolomeu em Paris, que nos dias seguintes espalhou-se por outras cidades. Católicos, sob incitação dos reis da França, atacaram os protestantes. O número de mortos é estimado entre 5 e 30 mil.

                                                
* Faltavam três dias para o início do mês de agosto de 1914, quando o Império Austro-húngaro bombardeou a Sérvia. A política de alianças arrastou outros países para o conflito dando início a Primeira Guerra Mundial, que se estendeu até 1918, numa guerra de trincheiras (foto), com os soldados a se bombardear a partir de buracos no solo

                                             

O mês de agosto se prolongou no ano de 1939: em 1º. de setembro, Hitler invadiu a Polônia e teve início a Segunda Guerra Mundial. O conflito se estendeu até agosto de 1945 e teve um saldo de mortes estratosférico: cerca de 40 milhões, das quais 6 milhões podem ser atribuídas ao racismo nazista, que promoveu o holocausto contra os judeus.

                                               
* Apesar de já não ser tão conhecido como no passado, Rodolfo Valentino foi um dos astros mais populares da década de 1920. Por isso, sua morte, em 23 de gosto de 1926, provocou uma comoção popular comparável à da morte de Michael Jackson, em 2009. Valentino protagonizou sucessos nas telas como "O Sheik" e "Sangue e Areia".


                                    
*  Os maus ventos de agosto também sopraram o presidente das vassourinhas. Cerca de sete meses após a posse, isolado política e socialmente, Jânio Quadros renunciou ao cargo em 25 de agosto de 1961, deixando o país imerso numa grande crise política. Acreditava que a população clamaria por sua volta, mas sabe o que aconteceu?


                                    

*24 de Agosto de 1954 - Getúlio Vargas, presidente do Brasil, suicida-se com um tiro no peito.
                                   
                         
 *Num acidente de carro, na via Dutra, perto de Resende (RJ), o 22 de agosto de 1976 nos levou o popular presidente Juscelino Kubitschek, que construiu Brasília. Cassado pela ditadura, seu funeral foi marcado por manifestações de massa, apesar da proibição do AI 5 a qualquer movimento em torno de elementos punidos pelo regime militar.

                                            
                                          
* O cineasta de "Deus e o Diabo na Terra do Sol" aumenta a lista dos vitimados pelo mês de agosto. O ano era 1981 e, assim como JK, Glauber Rocha partiu num dia 22, em decorrência de problemas broncopulmonares. Com uma idéia na cabeça e uma câmera na mão, mudou os rumos do cinema nacional.

                                                 
* Marilyn Monroe, símbolo sexual do século 20, morreu em 1962, no dia 5 de agosto. Tinha 1,66 metro de altura, 94 cm de busto, 61 de cintura e 89 de quadril. Atriz de "Os Homens Preferem as Loiras", na verdade, tinha os cabelos pintados. Sua imagem também foi celebrizada pela arte de Andy Warho.

                                              
*O que é que a baiana tem? A pergunta, título de canção consagrada, parecia instigar a multidão (cerca de meio milhão de pessoas) que acompanhou o cortejo fúnebre de Carmen Miranda, em 5 de agosto de 1955. Apesar de portuguesa no registro de nascimento, foi a identidade cultural brasileira que a tornou superstar em Hollywood.
                               
                                      
* Em 6 de agosto de 1945, o mundo tomou conhecimento de uma nova arma de guerra, cujo poder de destruição era maior do que tudo anteriormente visto. A bomba atômica foi lançada sobre a cidade japonesa de Hiroshima por um bombardeiro B-29 (foto). O avião foi batizado com o nome de Enola Gay, homenagem à mãe de seu comandante.

                                E ai? o que você me diz?
          Eu listei 13 e só postei 12 acontecimentos e resolvir parar por aqui !

          Me disseram que ainda tem uma tal de "sexta-feira 13 " de agosto.
                                                  
                         Será que agosto é mesmo o mês do 
                                         desgosto? !!!
          Sei não mas, por vias das dúvidas é melhor ficar de olho      bem aberto e de orelha em pé, enfim, melhor confiar em Deus.

                                            
                                    Sai pra lá !!! Xô!!!!

                  E essa é a minha  história (diga-se de passagem rsrsr) do mês de agosto.     
           E se você tiver outra que conte agora com gosto ou  se cale para sempre.         


                          
                                         Márcio Arthur
                                          01/08 /2012
                                                                                                                                                                                                 










Fonte do texto e imagens: Google
Adaptação do texto: Márcio Arthur.

Um comentário:

  1. Para mim o mês de agosto não é o mês de desgosto...
    Eu nasci em agosto...
    Claro as coisas não dão muito certo pra mim como pra qualquer pessoa que nasce em outro mês...
    Isso foram fatos que poderiam acontecer em qualquer outro mês...

    ResponderExcluir