segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A Casa das Minas e os Voduns Reais do antigo Daomé na nova São Luis.



“Os voduns reais de São Luís – Casa das Minas” é o nome do filme de Edith Leimgruber, Hili Leimgruber e Jens Woernle. O lançamento aconteceu na ultima quarta-feira, 15 de dezembro às 19 horas, no Cine Praia Grande, localizado no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho e contou com a presença de muitos representantes da religião de matriz africana, dentre eles, Pai Aroldo Guimarães, Pai Itaparandy,Pai Itabajara,Pai Wender de Shangô, Pai Neto de Azille,Mãe Maria dos Remédios, Vodunsi Marinalda da Casa de Nagô, Mãe Venina de Ogun, Biné de Verekete, Magno de Ogum ,Márcio Arthur e tanto outros.




O documentário, sobre o famoso terreiro de culto aos voduns, tem a participação de Dona Deni Jardim, Dona Celeste Santos, Dona Maria Severina dos Santos, Eusébio Pinto, Prof. Sérgio Ferreti, Erivone & Marjaine Sousa, entre outros.



A Casa das Minas é um dos mais antigos, respeitados e expressivos terreiros de todo o Brasil. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2002, através do processo nº1464. O Filme é uma aproximação poética à lida diária das vodúnsis para manter a dignidade do templo, fundado por volta de 1840.



A fundadora do terreiro, a maranhense Maria Jesuína, foi consagrada ao vodun Zomadonu, o dono da Casa. Com uma organização matriarcal, sempre foi chefiada por mulheres. Uma das líderes mais conhecidas – já passaram pelo comando oito governantes – foi Mãe Andreza, que governou a Casa entre 1914 e 1954. A atual é Denil Jardim, vodunsi de Toi Lepon, a nona dirigente.



Fonte:http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=66934

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Márcio Arthur,
    poderia me dizer quem substituiu Mãe Denil Prata Jardim na chefia da Casa das Minas, após seu falecimento ?
    E como se encontra seu funcionamento religiosos atualmente.
    Li em um blog da internet que a Casa das Minas, encontra-se sob a guarda de um huntó, Euzébio Pinto. Essa informação procede?
    Resido aqui no Rio de Janeiro, e as informações que nos chegam do Maranhão são muito escassas. Por isso estou recorrendo a você.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir