quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ADEUS AO GUERREIRO JOÃO FRANCISCO



João Francisco dos Santos, que foi secretário de Estado da Igualdade Racial no governo Jackson Lago, faleceu em São Luís, às 11 horas da manhã desta terça-feira (20).

 

Ele tinha 76 anos de idade e estava há mais de 20 dias na UTI do Hospital Aldenora Bello. Há mais de oito anos, travava uma dura luta contra o câncer. De acordo com informações dos médicos o óbito se deu nesta terça-feira em razão de insuficiência renal aguda.



Bravo defensor dos direitos humanos e dos valores da cultura negra em nosso Estado, João Francisco, ao lado de Jackson Lago, Neiva Moreira, Aroucha, Reginaldo Telles, Léo Costa, e tantos outros companheiros, foi um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Maranhão.



Ele foi um dos integrantes da equipe fundadora do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN-MA) e foi o primeiro presidente do Diretório Municipal do PDT em São Luís.



Foi também o secretário de Estado da Igualdade Racial na gestão do governador Jackson Lago.



Quis o destino que João Francisco tivesse a morte exatamente neste 20 de Novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, por ser a data em que morreu Zumbi, o grande líder do Quilombo dos Palmares.



Foi durante a campanha eleitoral de 2004 que João Francisco descobriu que estava com câncer na próstata. Na época, seu grande amigo, o jornalista Manoel Santos Neto, mais conhecido como Manoelzinho, escreveu um livro com biografia de João Francisco, intitulado “João Francisco dos Santos – Uma lição de vida”, lançado em São Luís em 2005.

O Bairro do Monte Castelo lamenta a partida de mais um de seus ilustres moradores e bravo defensor pela causa do Negro no Maranhão.


             Eternas saudades com certeza de que com sua luta, novos horizontes foram abertos para alegria e satisfação de futuras gerações.













Fonte:
http://www.luiscardoso.com.br/politica/2012/11/morre-joao-francisco-um-dos-fundadores-do-pdt-no-maranhao/

     




Nenhum comentário:

Postar um comentário