O Blog Encantaria do Maranhão é uma homenagem ao grande Rei encoberto, nobre senhor do Tambor de Mina e chefe na pajelança e da encantaria do Maranhão,o touro negro encantado que cavalga nas noites de lua cheia na praia da ilha dos Lençóis,El Rei Dom Sebastião e á todos aqueles que gostam e vivem nesse mundo invisível, misterioso e fascinante chamado de ENCANTARIA. Seja bem-vindo a esse universo mágico cheio de contos, lendas, estórias e histórias encantadoras.
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Documentário Pedra da Memória.
Na sexta-feira passada, dia 13 de agosto dia que para muitos superticiosos é tido como dia de "azar" para a cidade de São Luis do Maranhão e para toda comunidade adepta e simpatizante das religiões de matriz africana em destaque para Casa Fanti-Ashanti, foi um dia de festa, pois aconteceu a pré estréia do lançamento do documentário e da amostra fotográfica Pedra da Memória na casa de Nhozinho na praia grande (projeto reviver).
O público aplaudiu calorosamente depois de conferir na tela improvisada no espaço ao ar livre da casa de Nhozinho a viagem de Pai Euclides Talabyan e uma comitiva da Casa Fanti Ashanti do Maranhão as cidades de Cotonou,Abomey, Porto Novo,ketou, Ouidah, Allada,Pobe e Sakete no continente africano.
O documentário foi coordenado pela musicista e pesquisadora Renata Amaral, o projeto recebeu o Prêmio Interações Estéticas da FUNARTE/MinC, promovendo um profundo diálogo entre a cultura dos dois países.
Durante a pré estréia do documentário também foi lançado o CD Boi de Encantado, do tradicional Bumba Boi Garotos do Cruzeiro e a festa ainda contou com a apresentação do Tambor de Crioula de Taboca veneradores de São Benedito, ambos frutos da árvore cultural e religiosa da Casa Fanti-Ashanti, que neste ano de 2010 no mês de julho, completou 50 anos de festividades em louvor ao Divino Espirito Santo.
* DOUTRINA.
"Eu fui marcado pela pedra da memória," (bis)
"Pelo pai, senhor dos mestres, pelo pai, senhor da Glória." (bis)
Márcio Arthur.
13.08.2010.
*NOTA:
Letra da doutrina cantada no Tambor de Mina na Casa Fanti-Ashanti que marcou e deu nome ao documentário.
Fonte de imgens:http://www.jpturismo.com.br/noticia.asp?id=13082010-diario-de-bordo-coluna-13-de-agosto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário